Thursday, December 06, 2012

Economistas for Dummies - Parte 01







Por algum motivo que não me recordo agora, sou economista de formação, de forma que neste assunto posso me aprofundar um pouco mais, mas não muito. A intenção desse texto é permitir ao leitor entrar no mar de conhecimento dos grandes economistas só até enquanto dá pé.  Vamos ficar no raso mesmo... (ah, e vamos mais uma vez entender as influência desses caras na música popular, e dessa vez também no futebol).


Adam Smith - Sociólogo Escocês do século 18 - o cara do "deixa rolar que no final dá tudo certo"

Pregava, entre outras coisas que ao permitir que cada agente econômico (cada um de nós), agisse de forma "racional", seguindo seus próprios interesses, teríamos um equilíbrio perfeito.
Existia, para Smith, uma "mão invisível" que unia o interesse de venda de um com o interesse de compra do outro.  A mão invisível era a principal responsável pelo equilíbrio na economia, onde o governo deveria se meter o mínimo possível.

Seguidores de Smith no Futebol:

Não dá pra falar de mão invisível sem lembrar do gol de mão Maradona contra a Inglaterra nas quartas de final da copa de 1986.  O craque argentino preferia o termo "a mão de Deus".

Outro famoso seguidor da linha de A. Smith foi o meia Gerson, o "canhotinha" de ouro, um dos craques do escrete tri-campeão em 1970.  A influência de Smith fica clara na famosa "Lei do Gérson" (Afinal, o negócio é levar vantagem em tudo, certo?).  Para Adam Smith Gerson estava apenas reafirmando seu papel de agente econômico racional em busca dos seus próprios interesses.

Seguidores de A. Smith na Música:

Paulinho da viola
"quando o jeito é se virar, cada um trata de si, irmão desconhece irmão"

Raul Seixas
"Se eu quero e você quer. Tomar banho de chapéu. Ou esperar Papai Noel Ou discutir Carlos Gardel Então vá! Faz o que tu queres. Pois é tudo. Da Lei! (lei da economia clássica, inclusive)" 

É o Tchan
"Tira essa mão boba daí (clara alusão à mão invisível, que de boba não tinha nada)"


Beatles
"Let it be, let it be, I whisper words of wisdom, let it be..."


Karl Marx - Sociólogo, Economista e Revolucionário Alemão do século 19 - o cara do "trabalhadores unidos jamais serão vencidos"

As teorias de Marx sobre a sociedade, economia e política, conhecidos coletivamente como o marxismo argumentam que todo o progresso das sociedades se dá através da dialética da luta de classes: um conflito entre uma classe de propriedade, que controla a produção e uma classe inferior, que produz o trabalho por bens.

O proletariado sempre sai perdendo uma vez que a classe capitalista se apropriava da "mais valia" do trabalhador

Marx previu que as próprias falhas do sistema capitalista levariam à sua autodestruição e substituição por um novo sistema, o socialismo. Ele acreditava que o socialismo, por sua vez, eventualmente, ser substituído por uma sociedade sem classes chamado comunismo.

Seguidores de Marx no futebol:


A Democracia Corinthiana foi um movimento surgido na década de 1980 no Corinthians, liderado por um grupo de futebolistas politizados como Sócrates, Wladimir e Casagrande.  Foi um período da história do clube onde as decisões importantes, tais como contratações, regras da concentração, entre outros, eram decididas pelo voto, sendo assim uma forma de autogestão.

Seguidores de Marx na música:

Geraldo Vandré

"Caminhando e cantando e seguindo a canção.  Somos todos iguais braços dados ou não"

Chico Buarque
"Hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão... Amanhã vai ser outro dia"

Cazuza

"A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica, enquanto houver burguesia, não vai haver poesia"

System of a Down
"War! Fuck the system! War! Fuck the system!"


John Maynard Keynes - Economista Inglês do Século 20 - O cara do "não basta ser governo, tem que participar"

Foi um economista britânico cujas idéias têm afetado profundamente a teoria e prática da macroeconomia moderna, e informou as políticas econômicas dos governos. 

Na década de 1930, Keynes liderou uma revolução no pensamento econômico, derrubando as antigas ideias da economia neoclássica que defendiam que os mercados livres e defendeu o uso de medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos da recessão econômica e depressões.

Enfim, Keynes defendia que o governo não só podia, mas devia se meter na economia, a mão invisível já era.  Defendia a intervenção do governo em setores estratégicos.

Seguidores de Keynes no Futebol

General Emílio Garrastazú Médici

Empolgado com a corrente Keynesiana que defendia a intervenção dos governos, Médici resolveu intervir também no futebol.  Às vésperas da copa de 1970, Médici deu declarações exigindo a convocação de Dadá Maravilha (irmão de Elke Maravilha, Fio Maravilha e Mara Maravilha).

João Saldanha, então técnico da seleção, que era comunista e crítico do regime militar respondeu:  "Pois digam ao presidente que ele escale seu ministério que eu escalo a minha seleção".  Saldanha foi demitido logo depois e substituído por Zagallo, que acabou comandando a seleção na copa.

Seguidores de Keynes na Música:

Kid Abelha
"Longe do meu domínio, Cê vai de mal a pior, Vem que eu te ensino, Como ser bem melhor..."

Dorival Caymmi

"Marina, você faça tudo mas faça um favor, não pinte esse rosto que eu gosto, que eu gosto e que é só meu"

Os Morenos
"Tira a calça jeans, bota um fio dental"

Frank Sinatra
"Lovely, never, ever change.  Keep that breathless charm.  Won't you please arrange it ?"





em breve mais pensadores...

7 comments:

  1. Ana Giulia5:25 AM

    Acho que todas as bandas de axe são "seguidoras" de A. Smith, já que "o de cima sobe, e o debaixo, desce"....

    ReplyDelete
  2. Giulinha isso é chico science!!!! Só podia ser loira mesmo kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ana Giulia11:09 AM

      é que estava falando de "As Meninas", cantando a espetacular: Xibom Bombom!!! hahahahah..
      Definitivamente (e não que alguma vez eu tenha duvidado disso), vc é muito mais intelectual que eu...

      Delete
    2. Cara Ana giulia, a música das meninas tem "o de cima sobe e o debaixo desce" kkkk vc estava correta

      Delete
  3. Curíntia6:19 PM

    Vai Curíntia !!

    ReplyDelete
  4. Thiago Barros2:49 PM

    A única coisa boa a respeito de Marx é que ele não era keynesiano. E no futebol, vc esqueceu de citar outro seguidor de Adam Smith: Adam Smith, lateral do Liverpool! huaihiauhi

    ReplyDelete
  5. Thiago Barros1:48 PM

    Essa daqui com certeza foi influenciada por Adam Smith: http://youtu.be/xqXAW2snGMI

    ReplyDelete